DevocioNOW: O fruto do Espírito É fé


“Mas o fruto do Espírito é: …FÉ… Contra estas coisas não há lei” – Gálatas 5:22-23.

Quando se fala em fé, logo nos lembramos de Hebreus 11 que define a fé de maneira fantástica: “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. (Hebreus 11:1), ou seja, somos rápidos em trazer a memória o conceito bíblico da fé, todavia, invariavelmente nos esquecemos que a fé – TAMBÉM – faz parte do fruto do Espírito Santo. Aleluia !

As versões bíblicas atualizadas usam o termo “fidelidade”, entretanto, na edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original, o termo empregado é FÉ.

No grego a palavra fé é “pistis”, aparecendo cerca de 248 vezes nas páginas do Novo Testamento. Os seus variados conceitos tais como: confiança – segurança e crença – aludem a um objetivo primordial, que é a certeza e a confiança dos justos em Deus.

Diz a Palavra que o “justo viverá por fé e também de fé em fé e não pelo que vê, pois, podemos facilmente ser enganados pelo campo puramente visual, todavia, uma vez que a fé é posta em ação produzirá resultados surpreendentes naquele que a possui.

A fé consiste em confiança de alma em Jesus Cristo – o Autor e Consumador de nossa fé: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus” – (Hebreus 12:2), resultante de uma experiência pessoal com Ele. A alma passa reconhecer a veracidade das realidades espirituais, por ter visto e experimentado tais coisas; e reconhece-as intuitivamente.

A fé, de parceria com o arrependimento, produz a conversão – e é salutar nos lembramos que a cada dia de certa maneira estamos nos convertendo. Também a fé é o princípio orientador e normativo da vida, e não meramente uma fonte originária. Por igual modo, a fé não é uma nova obra ou algum novo mérito. Pelo contrário, é a entrega da alma às mãos do Todo-poderoso Senhor Jesus Cristo, alicerçada sobre o conhecimento espiritual.

Isso permite nos ver quão distante é isso do simples conceito de crença em algum credo ou alguma filosofia de vida, conforme a fé tem reduzida em tantas denominações denominadas evangélicas nos dias atuais. Posto que a fé, paralelamente ao arrependimento, perfaz a conversão, a fé é, realmente o passo inicial da conversão, portanto, não há conversão sem ela e não há manutenção de conversão igualmente sem ela, mas isso só pode ocorrer mediante operação do Espírito Santo.

Alguém pode crer em um Jesus histórico, ou mesmo em certos fatos acerca de Jesus Cristo, mas isso é tão-somente resultante da fé e não a sua substância. A entrega da alma às mãos de Jesus Cristo, como Senhor – com a finalidade de ser transformada segundo a Sua imagem, nisso é que consiste a verdadeira fé.

Fé é um “princípio” que permeia a vida espiritual inteira, sendo seu iniciador, seu guia, seu aperfeiçoador. É por isso que a Escritura diz: “O justo viverá da fé”. Importante notar que o justo viverá DÁ fé, e não “na” ou “de” fé.

A fé é vitalizada pelo amor, pois, do contrário, não será a verdadeira fé sob hipótese alguma. A fé é criada, fortalecida e confirmada pela comunhão com Cristo, através do Espírito Santo, portanto, será sempre um contato divino com o homem.

É fundamental que a pessoa viva em comunhão com o Espírito Santo para que possa de fato conhecer a fé.

“A fé não é simples crença. A crença é passiva, A fé é ativa. É uma visão que inevitavelmente passa à ação” (Edith Hamilton).

Por Vilson Ferro Martins
originalmente publicado em http://www.vozdotrono.com.br
Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *