DevocioNOW: Piloto automático (Deus no comando)

Bom dia galera K.

Eclesiastes 3: 1  – “TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.”.

Ao contrário do que possa parecer, eu não vou falar sobre Eclesiastes 3, mas a primeira metade deste capítulo fala sobre o tempo para todas as coisas, e que para cada coisa há seu tempo.

Outro dia tratarei disto com mais profundidade, mas hoje quero usar este versículo para falar de Filipe, um dos apóstolos. O que Salomão disse com toda sua sabedoria em Eclesiastes 3 serviu para Filipe, e certamente serve para nós também.

Esse relato sobre Filipe está em Atos, 8:26-40. Gostaria que você abrisse sua Bíblia para ler esta passagem. Não copio aqui pela estensão que o texto teria. Mas leia aí em sua Bíblia.

mapa-jerusalem-1

Leu? Pois bem: Filipe estava nos arredores de Jerusalém, e o Espírito lhe tocou a ir para a região de Gaza. E ele obviamente foi. Se a escala do mapa que tenho aqui está correta, são cerca de 80 Km de distancia. Filipe deve ter demorado alguns dias para percorrer, a pé, esta distancia.

Não se sabe quanto tempo já havia caminhado, mas em algum ponto de seu caminho encontrou uma caravana de alguém importante. Esse alguém tinha seu carro( v. 28), e pelos costumes da época no mínimo alguns cavalos levavam este carro, (ou alguns escravos), mas o certo é que este carro devia andar numa velocidade maior que a de um homem.

O Espírito Santo orientou Filipe de que sua mensagem deveria ser pregada para o homem daquele carro, e o verso 30 diz que Filipe precisou correr para alcançar aquele “veículo”. Se eu, no alto de toda minha teimosia e “sapiencia”(hehe) estivesse no lugar de Filipe, muito provavelmente teria reclamado algo como: “Paizinho! EU já andei pelo menos uns 30 km e agora ainda tenho que correr? Só pode ser brincadeira.”

Ainda bem que Filipe não era teimoso como eu hehe. Pois ele correu, ele alcançou o carro. E ele era a reposta de Deus para aquele homem, e foi convidado a se assentar no carro (v. 31), e pôde falar de Jesus Cristo para aquele homem. E ainda pôde descansar!

Aquele homem aceitou a Jesus, pois quis ser batizado (v. 38). O que mais impressiona é que após o batismo Filipe foi arrebatado! O verso 4o diz que Filipe se achou em Azoto, o que dá a impressão de que imediatamente, e se ele se achou lá, creio que ele também não sabia bem o que tinha acontecido. Foi praticamente um teletransporte. =)

Mais uma vez, se a escala do meu mapa não está errada, são quase 50 km de distancia, num piscar de olhos. Algo que só quem crê na grandeza de Deus pode entender.

Mas a “moral” da passagem, aquilo que gostaria de compartilhar é: Filipe andou, correu, “voou”. Tudo no tempo certo. Deus sabia que após horas de caminhada, e uma boa corrida atrás do carro, ele estava cansado demais para mais uma caminha da de 50 km. Deus cuidou disso (também). Após um acontecimento destes a adrenalina de Filipe devia ser tanta que o fôlego pra pregar deve ter voltado automaticamente! O meu voltaria!

Há tempo de caminhar, há tempo de correr, há tempo de ser teletransportado, tempo de sentar e descansar. O certo é que Deus sabe se você está apto a andar, a correr, a voar, a sentar. Ele conhece tuas capacidades e tuas limitações.

piloto-automatico-3Talvez você possa achar que está indo muito rápido, mas se você está andando com o Papai, você está na velocidade certa, significa que você aguenta este ritmo. Fique tranquilo pois no momento que for necessário ele vai te teletransportar! Ou vai te  dar um rio para se refrescar, ou um lugar para você sentar. Não há limites para Deus! Não há leis da física ou algo do gênero. Você pode caminhar, correr, voar. Ele sabe quando você realmente vai precisar parar. Muito antes de você. Por isso meu conselho é: ligue o piloto automático e deixe que Ele guie. Basta estar no caminho dele. Progressão é por conta dele!

Deus te abençoe querido (a)

Share

Guime

Guime é um cara simples. Advogado de formação, concurseiro de profissão, parceiro no PK por opção e servo de Deus por vocação

You may also like...

8 Responses

  1. Ronan disse:

    Cara que demais, nunca tinha pensando nisso, realmente isso acrescentou muito para mim.
    ´´Progressão é por conta Dele´´

  2. Sandra Melo disse:

    Esta mensagem veio a calhar pra mim. Deus continue te abençoando Guilherme em todas as áreas da sua vida.

  3. manoel disse:

    As veses nos preocupamos com a volta felipe não, quando odedecemos o ide
    a volta é por conta de Deus e recompensados pelo trabalho.

  4. Edmar disse:

    Obrigado irmao, este comentario foi de muita valia para mim. Continue e que Deus te dê mais sabedoria para repartir conosco.

  5. wanderli disse:

    QUERIDO IRMÃO , ASSIM COMO O ETIOPE , EU PRECISAVA DE UMA AJUDA, E DEUS TE COLOCOU NO MEU CAMINHO PARA ME AJUDAR , DEUS É MARAVILHOSO NO QUE FAZ , E A CADA DIA ME SURPRIENDO COM SEU INFINITO AMOR POR NÓS ,GUIME NÃO TENHA DUVIDA DE QUE DEUS TEM TE USADO MEU QUERIDO IRMÃO EM CRISTO JESUS, QUE A LUZ DO DIVINO ESPIRITO SANTO CONTINUI TE IMLUMINANDO, DEUS TE ABENÇOE .

  6. Reginaldo DVA disse:

    Creio que esse arrebatamento de Felipe é apenas parabola ! Naquela região não há uma gota de agua para batizar…..acredito que o batizmo seja o entendimento que Felipe deu ao Eunico pelo Espirito.

  7. Ronaldo Leão Militao disse:

    Eu sempre assistir filmes do mundo como filme que homens são transportado de um lugar para outro, este acontecimento que envolve o diácono Felipe me mostra a grandeza de DEUS em nossas vida que muitas coisa que vemos em filme e pensamos que não pode acontecer, estamos enganado porque tudo pode acontecer quando Deus opera em nossas vidas. O sobre natural ocorre quando você crer. Deus abençoe a todos

  8. Josiel disse:

    Então quando jorra água para Noé e sua família em um ano de seca é parábola???

    Quando Deus sacia a sede e a fome onde não tinha de beber e comer a Elias e parábola? ???
    Questiona ou adora? Melhor não perguntar e viver as coisas que Deus tem pra mim e pra vc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *