DevocioNOW: O fruto do Espírito É mansidão !

“Mas o fruto do Espírito é: …MANSIDÃO… Contra estas coisas não há lei” – Gálatas 5:22-23.

Mansidão é a tradução do vocábulo grego “prautes” significando “placidez”, “modéstia”,”gentileza”,”cortesia”, com traduções possíveis. Era usada para descrever pessoas que eram benignas e dóceis na conduta, por exemplo, Moisés.

Essa é a qualidade exaltada na terceira bem-aventurança e opõe-se ao orgulho, à belicosidade, à constante agressão do eu próprio. Em vez de satisfazer-se do seu orgulho pessoal, o homem mando crucifica-o, portanto, é uma qualidade de caráter daqueles que haverão de herdar a vida eterna. (Mateus 5:5). No texto de Mateus 11:29 vemos que Cristo se refere a si mesmo como aquele para quem os homens devem achegar-se e em quem devem confiar, para que Ele lhes alivie as cargas, por ser Ele manso e humilde de coração. Na passagem de Filipenses 2:1-11, essa qualidade está associada à “mente de Cristo”, consistindo em um espírito de mansidão e gentileza no trato para com o próximo.

Naturalmente essa qualidade não envolve autodepreciação. conforme é o hábito de certos indivíduos que pretendem imitar essa qualidade.

Trata-se de uma genuína falta de maldade e aspereza, de mistura com as qualidades da paciência e da gentileza.

Trata-se de uma submissão do espírito humano para com Deus, e, em seguida para com o homem. “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” – Filipenses 2:3.

A mansidão é resultado da verdadeira humildade, por causa do reconhecimento do valor alheio, com a recusa de nos considerarmos superiores.

Deus é a fonte dessa graça, e Cristo Jesus é o exemplo supremo da mesma; o que Ele demonstrou em todo o seu modo de tratar os homens. “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz”. Filipenses 2:4-8.

“E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor” – 2 Timóteo 2:24.

“Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus” – 1 Pedro 3:24.

O que você pensa sobre Moisés como pessoa ?

Interessante o que a Bíblia descreve sobre ele em Números 12:3 “Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra”.

A pessoa mansa é uma pessoa controlada por Deus. É alguém que pode obedecer as rédeas da direção divina, e está livre dentro do mandamento do Senhor.

Por Vilson Ferro Martins
originalmente publicado em http://www.vozdotrono.com.br
Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *