DevocioNOW: O fruto do Espírito É temperança !

“Mas o fruto do Espírito é: …TEMPERANÇA… Contra estas coisas não há lei” – Gálatas 5:22-23.

O termo grego para “temperança” é “egkratéia”, que quer dizer “autocontrole”,”domínio próprio”. Se consultarmos um dicionário encontraremos a definição como “uma virtude que nos induz a refrear a sensualidade e a usar todas as coisas com moderação. Significa também “sobriedade e continência”, aliás, é a palavra emprega em I Coríntios 7:9 com relação ao controle do impulso sexual. Trata-se de uma qualidade do Espírito Santo que TODO cristão precisa cultivar e obter. (I Coríntios 9:25 – II Pedro 1:6), pois, além do controle do impulso sexual, refere-se a toda a forma de autocontrole e autodisciplina que um atleta precisa exercer para ser bem sucedido em suas tentativas de obter a coroa da vitória. Talvez Paulo se utilize dessa palavra, neste contexto, dando a entender aquele autocontrole que obtém o domínio sobre os vícios alistados nos versículos 19 a 21 do capítulo 5 de Gálatas, a saber: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.

Talvez alguém questione: É possível alterar ou mudar ou transformar o temperamento ?

Sim, é possível. Não por nós mesmos, mas nos submetendo ao Espírito Santo. Temperamento, Temperamento, antes de tudo é o conjunto de características das peculiaridades mentais e emocionais, tais quais se manifestam em nossas reações.

A conversão a Cristo, o novo nascimento e a plenitude do Espírito mudam as proporções. Ele mistura a nossa velha natureza com a nova, transformando as coisas que nos fazem o que somos, nosso temperamento.

Paulo podia dizer: “Para mim, o viver é Cristo”. O seu ser tornou-se o leito que permitia o fluxo do rio do Espírito de Cristo. Quanto mais ele pensava, orava, estudava e vivia a Cristo, tanto mais seu temperamento mudava, passando da dureza para a esperança, da critica para a alegria, do legalismo para a liberdade. Mas ele não seguiu a Cristo a fim de conseguir um novo temperamento; essa foi à recompensa das atenções que ele dedicava ao Cristo que nele habitava.

Para que o cristão seja vitorioso e obtenha a coroa , na luta contra o mal, ele precisa de uma completa autodisciplina e de total autocontrole. Mas isso só pode ocorrer com a ajuda do Espírito Santo.

“Maior é aquele que se domina do que aquele que conquista uma cidade” – Provérbios 16:32.

Por Vilson Ferro Martins
originalmente publicado em http://www.vozdotrono.com.br
Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *