DevocioNOW: Reflexões sobre Morte e Vida

Olá,

Meu avô tem 97 anos e está no hospital.

Este não é um espaço em que eu falo de vida pessoal, mas visitar o Seo André no hospital permitiu que Deus falasse muito comigo, e ambas as coisas me ensinaram muito sobre vida cristã.

Ver aquela figura mais magra, fraca e menor que nunca, em um leito desconfortável de hospital automaticamente me fez pensar no Salmo 90. A cada ano que via meu avô deixar para trás os 80, pensava no Salmo 90. Agora mais do que nunca.

Dentre as poucas frases que trocamos, e das que pude entender, eu lhe disse para ficar forte, confiando em Deus. A resposta foi imediata e surpreendente: “eu estou sempre forte”. Um contraste da mente como corpo.

Quem não o conhece pode achar muita pretensão, mas quem sabe de seus 90 anos servindo e buscando a Deus, sabe o que ele queria dizer. Sua confiança e sua força estão em Deus. E em todo o tempo podia perceber o quanto ele estava em paz. Tudo isso é fruto da sabedoria que o tempo e a vida com Deus podem trazer.

O Salmo 90 (salmo de Salomão), que tem como título “A fraqueza do homem e a providência de Deus”, coloca nossas vidas num contexto de insignificância e pequenez diante da existência e grandeza de Deus. Cito aqui alguns versículos que mais me chama a atenção.

Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. (Salmos 90:1)

A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos. (Salmos 90:10)

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio. (Salmos 90:12)

E seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos. (Salmos 90:17)

Estar sempre forte em Deus é um desafio. O Seo André teve todos os motivos do mundo para desistir: faliu após construir um sólido patrimônio, enterrou dois filhos, perdeu minha avó após mais de 60 anos juntos, e encara uma velhice prolongada. Mais ainda: até onde eu sei, sou o único descendente que está na casa de Deus mesmo após anos e anos de uma via dedicada ao Pai. Por muito menos muitas vezes nós pensamos em desistir.

Estar forte em Deus tem a ver com saber da fidelidade do Pai, e em ter fidelidade para com Ele. Até outro dia, todo domingo Seo André ia a escola dominical e cultos de manhã e de noite, e preservava a mente com leitura de um só livro, a Bíblia. Sem estas práticas não há como estar sempre forte!

Eu não tenho dúvidas de que encontrei a Cristo muito em conta de suas orações. E oro para que possa honrar esse legado.

Mais do que isso, peço a Deus que me de sabedoria e confiança para estar sempre forte. Em Deus.

Que estas palavras e exemplo também possa te incentivar.

Deus abençoe.

Share

Guime

Guime é um cara simples. Advogado de formação, concurseiro de profissão, parceiro no PK por opção e servo de Deus por vocação

You may also like...

2 Responses

  1. Ispinho disse:

    Muita força e poder de Deus na vida do Seo André!

  2. Adriano disse:

    Nossa Gui é muito ruim ver nossos avós envelhecerem. Mas é ótimo vê-los fortes e fieis a Deus embora todas as dificuldades. Nosso Pai é maravilhoso, nosso Irmão Jesus é lindo, e a companhia diária do Espirito Santo é inexplicável. Obrigado por esta história da vida do seu avô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *