DevocioNOW: O Sintoma do Amor é… Amar!

Olá a todos!

Continuando nossos estudos sobre 1 João, o tema de hoje é: O Sintoma do Amor é Amar!

Parece óbvio, não é? Talvez redundante, mas não, não é tão simples quanto parece!

Em 1 João 2:3 – 11 o autor nos traz algo que não é (e já não era) novidade – O grande mandamento de Cristo: amar a Deus e amar ao próximo como a si mesmo.

Novamente: parece simples mas não é! A verdade é que os cristãos em geral têm muita dificuldade em amar ao próximo, de exercitar o amor. Jesus Cristo nos deu uma simples tarefa que nós temos grande dificuldade em cumprir.

Voltando a João… ele começa o texto dizendo sabemos que somos chegados de Jesus quando fazemos aquilo que Ele ensinou. Diz também que quem diz que é cristão mas não segue os mandamentos de Cristo está se enganando e é mentiroso! (sobre isso falamos há alguns dias também)

João já começa chapuletando ao melhor estilo bíblico do “sim, sim; não, não” (Mt 5:37) e diz: “Vc é Cristão? Então faça o que Cristo fez, senão, você é um mentiroso e não é Cristão.”

Depois ele diz no verso 7 que o mandamento de que ele está falando não é novo. E o mandamento é que devemos praticar o amor, pois quem odeia o irmão na verdade está em trevas. Que só está na Luz (lembre que Jesus é a Luz) quem ama o irmão.

No verso 11 João diz que as trevas nos cegam os olhos.

Isso tudo me faz pensar. Tenho visto muita coisa no povo cristão, que não parece nada com amor.

Intrigas, invejas, fofocas, raiva, palavras torpes contra os outros (e pelas costas), e etc. Muitas coisas que você já deve ter visto também. Eu também tenho dificuldades para exercitar o amor em alguns momentos, em que me esqueço de pensar no bem estar dos meus próximos.

O pior de tudo é que nós nem vemos. Fomos cegados pela nossa própria escuridão. São momentos em que escolhemos não seguir a Cristo. São momentos em que deixamos de andar com Ele. São momentos dos quais devemos nos arrepender. Ainda bem que temos Advogado (leia o ultimo post)!!!

Tem mais. Cada vez que deixamos de falar do amor de Cristo para as pessoas, estamos também deixando de amá-las, pois as estamos privando da chance de viver esse amor. Somos egoístas e egocêntricos nessas horas, muitas vezes por causa de timidez, insegurança e outras coisas. Mas acabamos deixando de praticar o amor.

Isso é normal. Acontece muitas vezes. Tenho certeza de que ao ler isso você se lembrou de algumas ocasiões assim. Como disse no começo. Amar não é tão simples, mesmo quando vivemos NO AMOR de Cristo.

Precisamos exercitar mais nosso amor. Precisamos mostrar mais que vivemos no amor do Pai. Pensar como Jesus pensava. É óbvio, mas não é fácil. Mas é possível! Anime-se!

E quando errar. Peça perdão, não se esqueça.

Deus te abençoe amado(a), é nóis!

Share

Guime

Guime é um cara simples. Advogado de formação, concurseiro de profissão, parceiro no PK por opção e servo de Deus por vocação

You may also like...

1 Response

  1. dvd disse:

    cara, o que esses pandas estão fazendo não é bíblico!
    …apesar de estarem amando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *