DevocioNOW: I João – O amor ao mundo

Olá!

Continuando com nossos estudos sobre 1 João, hoje quero falar sobre o amor ao mundo.

No capítulo 2 de 1 João, dos versos 15 a 17, o autor nos faz um alerta e também o que eu particularmente considero um dos maiores desafios do mundo moderno: não amar ao mundo.

O alerta é para que não amemos ao mundo, pois quem ama ao mundo não ama a Deus. Lembra muito aquela história de que não podemos servir a dois senhores (Mt 6:24). Mas o que seria amar ao mundo?

Amar ao mundo, em minha opinião é amar mais as coisas do dia a dia do que as “coisas” de Deus. É dar prioridade a tudo menos à nossa vida espiritual. É trocar tempo com Deus, seja em oração, em jejum, em estudo da palavra e em comunhão com os irmãos por tempo com todas as outras coisas que existem. É dar mais importância a um namorado(a), trabalho, festa, amigos, dinheeeeiro, e etc. (No meu caso o grande ladrão de tempo é  o videogame, por exemplo). Eu tenho que constantemente aprender a domar estes impulsos.

Não significa que não podemos ganhar dinheiro, namorar, trabalhar e etc. Pelo contrário, todas essas coisas são sadias com equilíbrio. Amar ao mundo é colocar toda e qualquer coisa acima da importência que damos aos mandamentos de Cristo.

E qual o problema nisso tudo, além de nos afastarmos de Deus? (que já é o maior problema de todos!)

O problema é que todas essas coisas do mundo são efêmeras, são fumaça, elas vão passar, vão acabar perdendo sua importância e se nós corremos atrás delas desesperadamente vamos nos encontrar no futuro com a sensação de que jogamos a vida fora. João alerta pra isso assim como Salomão, em Eclesiastes.

No verso 16 João fala sobre a concupiscência da carne , do olhos, e a soberba da vida. Ou a carne, os olhos e o orgulho, em versão moderna. A carne tem a ver com nossos instintos pecadores, nosso desejo de fazer o que é errado. Não vou citar referências pois são muitas. Paulo fala disso durante todo o NT. Os olhos nos trazem vontades, nos fazem querem e cobiçar coisas.

Em Mc 9:47 vemos que o pecado entra em nossas vidas pelos olhos. E o orgulho, bom, este dispensa comentários, pois é a causa de inúmeras desavenças e a maior dificuldade para a reconciliação com irmãos, com nós mesmos e com Deus. O orgulho é semente de veneno como diria Brother Simion (Pv 21:4).
Sobre isso há uma música chamada “The Lust The Flesh The Eyes and the Pride of Life” da banda Seventy Seven’s. Dá bons exemplos sobre essas coisas.

Enfim, o mundo passa mas as coisas de Deus ficam para sempre (vs. 17). O tempo que você investe em oração dará frutos eternos, teus momentos com Cristo e fazendo suas obras darão resultados eternos, e assim por diante. Os frutos serão eternos! Não há como medir os resultados!.

Não é muito fácil. Mas João nos disse, inspirado pelo Espírito Santo, que somos fortes e já vencemos o maligno. Ele não disse que vamos vencer, ele disse que já vencemos!

Então é isso. Vamos aprender a dosar nosso tempo, dando a devida importancia a cada coisa em seu lugar, com as coisas de Deus acima de tudo. Como em Mateus 6:33.

Deus te abençoe!

Share

Guime

Guime é um cara simples. Advogado de formação, concurseiro de profissão, parceiro no PK por opção e servo de Deus por vocação

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *