DevocioNOW: O que eu sei sobre O Santo?

Bom dia!
Aqui estamos você e eu mais uma vez.

Você já deve ter percebido que este site é de um projeto musical. Dessa forma, todos nós envolvidos com o projeto somos muito envolvidos com música. E foi ouvindo uma música que eu comecei a pensar no assunto de hoje.

Essa música, cujo nome é o título deste devocional, tem como tema central o fato de as vezes banalizarmos Deus e nosso relacionamento com Ele. Uma das primeiras frases diz: “tento ouvir do céu, mas falo sem parar”. O refrão faz várias perguntas sobre o que nós sabemos sobre o Santo, aquele a quem os animais clamam e os anjos louvam, e sobre sua santidade e grandeza.

Essas perguntas me fizeram lembrar de Jó. Depois de ser considerado um bom homem perante Deus, Jó se tornou um grande questionador da majestade de Deus, ao passar pela grand eprovação de sua vida. Durante todo o livro de Jó, vemos um homem de coração amargurado, que blasfema contra Deus, e que tem as teorias mais absurdas sobre possíveis falhas de Deus.

Finalmente, após levar uma lição de um moço mais jovem, Jó é surpreendido pelo próprio Deus nos capítulos 38 a 40. E o Papai faz dezenas de perguntas a Jó, para as quais Jó obviamente não tem respostas. Essas perguntas “simples” sobre como a terra foi criada, ou sobre como o mundo funciona levam Jó a reconhecer que é pequeno, que nada sabe a respeito do mundo, a respeito de Deus, e a respeito de si mesmo. Assim Jó se dobra novamente aos pés do Senhor, e sua vida volta aos eixos.

Jó nos serve de lição em muitas coisas. Entre elas:

1. Por mais que sejamos bons filhos de Deus, todos estamos aptos a passar por lutas, e a não ter todas as respostas. E todos somos sujeitos a falhas!

2. Mesmo vivendo nos caminhos de Deus, todos nós passamos por momentos em que questionamos Deus, ou sobre o modo como Ele está conduzindo nossas vidas.

3. Até o melhor homem está sujeito a voltar seus olhos contra Deus caso não vigie sua própria vida.

4. Nós não sabemos mais que Deus!!!! Há dois jeitos de aprender isso – com amor ou com dor, entendendo ou quebrando a cara com nossa teimosia.

Essas lições são interessantes. Todo ser humano (pelo menos todo que eu conheço) tem a mania de questionar a Deus, de colocar em xeque os acontecimentos de sua vida e do mundo. Todos nós passamos por momentos assim. Eu não estou em um momento destes, mas já passei por alguns. Acredito que com você não seja diferente. Meu conselho é: nos momentos de grande tristeza como estes, respire fundo, se acalme, e se lembre do nosso bom amigo Jó, leia os capítulos 38 a 42 e se lembre também de que Deus é maior e melhor. Ele sabe o que está fazendo!

Essa lição também serve para conversar com seus amigos que não acreditam em Deus. Eu tenho alguns assim. Eles costumam dizer: “ahhh, a terra está tão destruída, cheia de guerras, doenças e tragédias, com tanta gente inocente sofrendo. Se houvesse um deus isso não aconteceria”. Creio que você já ouviu isso também. Nessas horas, Jó também é util. Primeiro, porque não podemos entender o mundo como um todo, e mesmo com todas essas tragédias, Deus está no controle. Segundo, porque essas tragédias acontecem justamente porque nós, a raça humana, resolveu brincar de deus, e mexer com o que não entendemos. Deu no que deu. E agora nós culpamos Deus pela nossa loucura. Pense nisso!

Por fim, devo dizer que pensar nisso me faz perceber que eu quero conhecer mais o Paizinho. Espero que você também!

Deus te abençoe.

Share

Guime

Guime é um cara simples. Advogado de formação, concurseiro de profissão, parceiro no PK por opção e servo de Deus por vocação

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *