DevocioNOW: I João: A Fé que vence o mundo

Olá olá,

chegamos ao último post programado a respeito de 1 João, embora confesse que tenho refletido sobre alguns outros temas. Pode ser que logo eu fale mais sobre este livro tão rico.

Quanto ao nosso tema, nos ultimos devocionais temos falado sobre conflitos, sobre dificuldades e desafios de vencer o mal, de fazer o bem, de seguir os mandamentos de Cristo. Nós comentamos também de quanto o nome de JEsus é poderoso para tirar de nós o peso de nossas próprias acusações e das acusações espirituais do inimigo.

E no capítulo 5 de 1 João, o autor nos dá mais um exemplo, até simplório, de como podemos superar isto tudo. Que é através de Jesus, nós já sabemos. Mas João neste capítulo explica com detalhes o mais famoso versículo da Biblia, Evangelho de João 3:16 – “Mas Deus nos amou de tal maneira que deu Seu Filho unigenito para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”.

Este verso resume nossa sede por Cristo. Ele morreu por nós e quando aceitamos isto temos a chave da vida eterna. Crer, ter Fé. A Fé que é a esperança naquilo que não vemos (Hb 11:1).

No capítulo 5 de 1 João nós somos ensinados que a Fé se mostra presente nos nossos atos. Se temos Fé, fazemos o que Cristo ensinou. Pois cremos no testemunho dele e damos testemunho. Simples assim. Muitas vezes nos perguntamos onde buscar mais fé, e como saber se temos fé suficiente. Pois bem: sabemos se temos fé se fazemos como a Palavra nos ensina. Se não fazemos, nossa fé é pouca.

E se nossa fé é pouca precisamos aumentar isto, acreditando mais que Cristo pode mais, que o amor e o sangue Dele vão mais além, e fazendo mais coisas como Ele faria.

O verso 9 me chama a atenção: “Se admitimos o testemunho  dos homens, o testemunho de Deus é maior”.

Hoje somos bombardeados com milhões de informações todos os dias. Notícias, boatos, manchetes, pesquisas. Cremos em muitas e muitas delas sem nem pestanejar. Todos os dias recebemos e-mails com notícias falsas e golpes mentirosos, e conheço dezenas de pessoas que acreditam nas mais batidas histórias.

Sem problemas, acontece.

O que não pode acontecer é acreditarmos em todas estas coisas e quando se trata da Palavra de Deus nós colocarmos dúvidas, colocarmos em cheque, desacreditarmos os mandamentos. Há muita gente que desacredita da Biblia, e acredita em boatos como os exemplos acima.

Aí não dá.

Temos que ter senso crítico e pensamento racional para tudo (Rm 12:1 -2), mas se deixamos a Palavra falar aos nossos corações saberemos que Deus fala a verdade. Já não podemos dizer o mesmo de vários jornais que vemos por aí…

Por fim, o verso 14 nos diz que se cremos no Cristo de verdade, e lhe falamos, ele nos ouve. Quer algo melhor que isso?

A Fé vence o mundo. A Fé vence nossas próprias limitações.

Pense Nisto.

Deus te abençoe e até o próximo!

Share

Guime

Guime é um cara simples. Advogado de formação, concurseiro de profissão, parceiro no PK por opção e servo de Deus por vocação

You may also like...

1 Response

  1. Ispinho disse:

    Estava mesmo preocupado quanto a notícias, boatos e rumores pipocando em e-mails e links ao léu. Chegou a me dar um nó no cérebro. Mas a verdade é simples: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Só o Espírito Santo pra nos abrir os olhos agora.
    P.S. sugiro correção na linha “O verso 9 me chama atenção…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *