MEGAFONE! ROCK IN RIO 2011 – E a cena cristã?

Rock in Rio – Poderia ou não ter bandas cristãs tocando por lá?

Pela quarta vez em terras sambistas e futebolísticas um dos maiores festivais de música estará badalando novamente a cidade maravilhosa entre 23 de Setembro a 2 de Outubro, o grande festival Rock in Rio. Eu não tenho dúvidas que poderia também ser chamado de Pop in Rio, MPB in Rio, Dance in Rio, ou se você partir do pressuposto sensacionalista da situação real poderia até ser, Balas in Rio, Tráfico in Rio ou Tropa de Elite in Rio, tudo isso “por um mundo melhor” hehe…

Brincadeiras a parte é evidente que o festival tem sido uma das maiores manifestações da música e um grande atrativo aos negócios capitais. Desde marcas famosas de refrigerantes à lanchonetes de elite, até chicletes à marcas de automóveis de última geração, o capitalismo mais uma vez está determinante em parceria com o festival como um todo. Segundo o “Globotástico” terá até casamento ao vivo no festival ao som de Red Hot, é a progressão e o avanço a cada festival…

Diversas bandas de “catchigoria” estarão voltando ou estreando no festival, como o Metallica, que participará novamente do evento. Na ocasião a primeira vez Metalliqueira no festival foi quando o Rock do Rio de Janeiro foi em Portugal – Lisboa(?) hehe, mas td bem, pulamos esta parte. Em 2001 tivemos o Guns N´Roses voltando com Axl liberto das drogas (?) creio que sim. Dez anos depois teremos novamente o Guns tocando no festival (sem Slash novamente, paciência). Algo estranho foi que desta vez não terá Iron Maiden. Para disfarçar a promotoria do festival “deve ter decidido isso da seguinte forma:” Um festival com Iron, outro sem Iron, um com Iron, outro sem Iron, e por aí vai rsrs. Mas teremos Motorhead, Slipknot, System Of A Down, Red Hot Chilli Peppers, Elton John, Titãs, Nx Zero, Stevie Wonder, Coldplay, Ivete Sangalo, Milton Nascimento, Jamiroquai, e muitos outros do rock e muitos outros longe do rock, como pôde perceber hehehe…

 Mas agora entro para uma questão que engajará a minha idéia (na verdade uma viagem bem viajada mesmo rsrsrs). Andei pensando muito desde o começo deste ano, observando e sonhando com a oportunidade de bandas cristãs terem um dia (um dia somente) no Rock´n Rio, que poderia ser chamado de Christian In Rio ou Rock Christian In Rio, ou algo do tipo, sei lá. Viagem da minha parte eu sei, na verdade eu sou o cara mais leigo possível em questões de como funciona a organização de um festival tão popular. As únicas coisas que me vem à cabeça que restrita imediatamente minha louca idéia são que: Trata-se de um espetáculo 100% capital girando muito dinheiro, propaganda, mídia, coisas que nossas bandas e cantores cristãos possuem somente no meio gospel, e dependendo de tais cantores ou bandas, nem no meio citado não possuem, fato. Um dia gospel no festival não iria ser algo tão impactante para essa mídia capitalista, talvez não houvesse repercussão da mesma, male má transmitiriam, embora saibamos dos talentos que a música cristã possui. Mas lembre-se que no festival de 2001 o Oficina G3 esteve presente no evento, então pergunto: Com tanta coisa que não tem nada a ver com rock em determinados dias do festival, porque não novamente o Oficina tocando por lá? Porque não o Stryper? Que no começo deste ano lançou um álbum com covers de bandas respeitadas no heavy metal e no rock and roll. Afinal de contas, num é ROCK In Rio? Porque não até mesmo Michael W Smith, Third Day ou P.O.D?  Agora imagine você amigo(a), um(a) apreciador(a) de certas boas bandas, num palco vendo Stryper, Rob Rock e Narnia, no outro palco tendo um Michael W Smith, DC Talk, Jars Of Clay…Ou bandas, cantoras e cantores de sua preferência… Pensou nisso, viajou, captou a idéia?? rsrs

Eu sei que esta “minha viagem” não mudará em nada algum conceito nem muito menos acerca do festival, mas de repente, se tivessem incentivos de empresários ou promotores de shows cristãos de discutirem possibilidades com organizadores a fim de trazerem os tais, seria uma grande oportunidade de Deus falar com muitas pessoas, de gerar uma nova repercussão em algo transformador de vidas. Entendo que a palavra é clara na sustância de que não se mistura trevas com luzes, e logo não seria muito conveniente misturar grupos cristãos em tais dias, embora Cristo disse que de médico precisa os doentes, e não os sãos. No entanto um dia gospel no festival poderia ser algo impactante, acredito eu.

Espero que você que esteja lendo coloque sua idéia nos comentários. Será que é possível um dia isso acontecer? Será que o festival nem sequer negocia alguma forma de bandas cristãs tocarem lá? É muita grana para que empresários e promotores cristãos consigam tal proeza? Você acredita que se tais bandas, cantores ou cantoras do meio cristão se apresentarem em mega festivais não conseguirão atrair um grande público? Você acha lícito e possível eles tocarem num festival que não é cristão? Acha certo? Acha errado? São inúmeras perguntas e respostas que podemos fazer para uma ingênua e sublime discussão, lembrando que esta minha idéia seja somente algo levantado sem a mínima intenção de esculachar o festival, as bandas, ou de afirmar que bandas cristãs são melhores ou piores, é somente para discutirmos eventuais possibilidades para a cena cristã, mas claro, tudo na luz de Deus, pois só ELE sabe se isso seria lícito ou não.

DAT  :D

 Carlão!

Share

Bera

Sou um grande fã de música em especial Hard Rock, Metal, Rock Progressivo e Jesus Music. Um simples ser na jornada da vida, sempre procurando fazer a vontade de meu Pai Celestial!! ROCK OF AGES!!! \o/

You may also like...

3 Responses

  1. Carlão fiquei sabendo que uma outra banda, porem bem menos conhecida(pelomenos pros lados de Sampa) tb foi no Rock in Rio de 2001 se chama(ou chamava) os Nazaritos eis um video dos caras na tenda Brasil http://www.youtube.com/watch?v=YWcKPoxif9k os caras faziam um Rock estilo “Mamonas Assassinas Gospel” =)

  2. Bera disse:

    Cara, surpreendidos novamente hehehe… Mto legal esses Nazaritos, qdo vc falou deles esqueci de consultar o youtube…Por acaso Paulão estes Nazaritos teria alguma relação, nova formação com um grupo chamado “Os Nazarenos”?? Exisitiu um grupo gospel com esse nome nos anos 90 né???

  3. Guime disse:

    Esse Nazaritos é “Os Nazarenos”, que tinham esse nome mas nada tinham a ver com a igreja Nazareno, e por isto tiveram que mudar de nome!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>