Megafone! Biografia de John Schlitt – Das trevas para a luz…do Head East para o Petra…

Nascido em 03 de Fevereiro de 1950 em Lincoln Illinois, o americano John Schlitt começou a cantar quando tinha apenas cinco anos de idade, realizando algumas mini-apresentações recitais e peças em sua escola. Aos 13 anos, ele estava na banda inesquecivelmente intitulado “Vinagre Hills Algo Band Hometown Different”. Logo ficou claro que uma carreira na música tornava-se possível. Ele terminou a faculdade com um diploma em engenharia civil mas de imediato começou a traçar planos para si mesmo no mundo do rock ‘n roll, não se importando muito com o diploma conquistado.

Em meados de 1975 John entra para a banda de rock Head East, onde tão logo o vocalista foi descrito por um jornal como um impetuoso, arrogante, e mais um atordoado numa banda de rock. O quinteto teve um público fiél e uma série de sucessos ao longo dos anos 70 que ajudaram a solidificar uma base de fãs. A carreira de John parecia definida, mas tudo chegou a um final angustiante em 1980, quando foi deixado para trás pela banda. O motivo:. John usava drogas fora de controle e era um dependente assíduo de álcool.

Sua saída do Head East deve ter servido como uma chamada dívina, mas John imediatamente decidiu começar uma outra banda, na tentativa de alimentar a sua dependência de drogas e álcool. Sua falta de foco musical e da fome para uma “correção” constante levou à morte rápida da banda. John, que parecia pronto para uma carreira longa e frutífera na música, de repente foi um fracasso absoluto. Ele se tornou outra vítima de artistas de rock decadente, rejeitado por seus colegas deixando que as drogas atrapalha-se o cada vez mais.

Ele pouco percebeu que Deus já estava trabalhando duro para mudar sua vida. Como John tentava lutar contra seus demônios interiores, Deus começou a trabalhar em sua esposa Dorla que conheceu o Senhor bem cedo, mas John continuou a sua descida ao desespero. Inicialmente a coisa era um tanto complicada, veja as declarações dele: “Sai da minha reta! Eu não preciso dessas coisas Jesus, eu sou muito legal para isso. Eu vou te dizer, eu vou tornar-se cristão quando eu for rico, famoso, feito velho demais para ter alguma diversão, e então eu vou rezar apenas … hmmm…para estar seguro.”

Em sua mente, o suicídio era a única maneira de sair da espiral descendente que havia invadido sua vida. A idéia era uma overdose rápida e fácil de comprimidos, mas a oração e o amor persistente de Dorla, levou a despertar o espiritual de John.
Uma noite, pouco antes de sua morte planejada, John concordou em acompanhar Dorla de ver o seu pastor. “Eu só fui junto para minha mulher dizer, pelo menos ele tentou depois que eu tivesse ido embora para o além”, disse John. Mas Deus não estava prestes a deixar John. Naquela noite ele foi atingido com uma coragem em Jesus Cristo que ele nunca conhecera antes, complementado:

“Eu fui salvo naquela noite, e foi um novo começo para mim. Eu não sinto esse fardo de culpa mais, e eu tive uma nova chance. Embora eu ainda tinha todas as minhas dívidas de todas as drogas e a minha estupidez, eu sabia que Deus ia fazer nova história em minha vida, passo a passo, no caminho DELE “…

John resolveu viver para Deus e até mesmo abandonar a carreira de músico. Ele acabou procurando trabalho prático para sustentar sua família, começando do zero. “Isso foi realmente assustador”, admite ele, percebendo o quão difícil era um dia de trabalho normal após tantos anos de estar na estrada fazendo suas próprias coisas. . “Eu finalmente consegui um emprego de varrer o chão e estava muito feliz com isso. Então no plano de Deus, passo a passo, eu trabalhei como engenheiro de minas para uma empresa de construção de mineração e acabei sendo um engenheiro bem sucedido”.

Se você perguntasse a John, se ele teria alguma coisa a ver com a música novamente, ele teria lhe dado um firme “não”. Suas prioridades tinham deslocado à Deus e a sua família e claro, ele não queria nada com as drogas e as bebedeiras mais. Na verdade, descobriu-se que os dias de John no Head East foi algo percussor para algo maior. Cinco anos após estando ele firme e forte,  Deus chamou John de volta para os palcos, mas agora frente ao rock cristão, através da banda Petra.

John lembra aqueles dias emocionante. “Nós (John e Bob Hartman guitarrista fundador do Petra) têm um amigo em comum que é um crítico de música para cena cristã, e alguém tinha enviado uma fita que eu tinha para ele onde cantou em um grupo de garotos em Illinois, era apenas uma fita dinky real, e ele enviou cópias desta fita em todo o setor. Este homem tem um, e Bob estava conversando com ele e ele diz: “Existe alguma coisa que eu posso fazer para ajudá-lo, Bob?” Bob, por sua vez perguntou a seu amigo para encontrar um cantor para o Petra. Seu amigo mencionou Schlitt e produziu a fita demo, logo sendo surpreendido pelo talento vocal de John.

“Então ele deu o número de telefone pra ele, uma vez que ele se interessou, o número por esse tempo tinha sido alterado e já não funcionava, mas ele se interessou e começou a investigar, tentando me encontrar. Ele finalmente me encontou dizendo que fui mencionado pelos primeiros álbuns do Head East, e foi em busca através das listagens telefónicas em Illinois e encontrou-me.

Tudo parecia muito fácil. “Bob Hartman chama-me e pergunta:” Será que você será o novo cantor do Petra? Eu digo, ‘Você está brincando comigo! Eu não canto por cinco anos.”

“Tudo o que eu quero saber é se você se tornou realmente um cristão.” Disse Bob.
“Eu sou um cristão fervoroso hoje.” Respondeu John
“Beleza! Vamos conversar.” Disse Bob.
John fez um teste e cantou “Ego Altar”, uma canção que, eventualmente, apareceu em 1986 e pertence ao álbum Back to the Street.

John Schlitt entrou oficialmente no Petra em 1986, trazendo consigo a sua incrível variedade vocal e habilidades que fez dele uma lenda com o Head East. Só que desta vez, sua mente já não era soprado em drogas e álcool, ele estava limpo, focado, e armado com uma poderosa mensagem: Deus nos fez para sermos vencedores – Jesus Cristo está vivo e por meio Dele que estamos sendo vitoriosos, através da Sua perfeita vontade para nós.

E é assim que tem sido com John desde então. Vinte anos mais tarde e quatro prêmios Grammy em sua estante, dezesseis álbuns no Petra, três álbuns solo gravados – milhões dos quais foram vendidos em todo o mundo – John é um homem que vive para Jesus e não encobre nada sobre sua fé.

“A única coisa que posso fazer é o melhor de um Cristão,  para ser o mais ousado artista que posso ser”, diz ele. “Eu vou ser sempre capaz de olhar para alguém na cara que quer se sentar e dizer ‘ Então você é um cristão? ” e eu vou dizer: ‘Basta ouvir a minha música, ouvir o que tenho a dizer, ouvir as entrevistas. ” Não há dúvida sobre onde eu estou e no que eu acredito.”

John Schlitt é indiscutivelmente um dos vocalistas mais poderosos ao redor, seu mais poderoso grito é o clamor de seu coração. Seja no palco ou fora dele, a voz de John é algo real de uma alma verdadeiramente mudada. E sua música é e sempre será um reflexo do amor de Deus e do poder redentor, tanto para o Petra quanto para a carreira solo.

 Texto traduzido e revisado (resumido) do site oficial do John Schlitt, http://www.johnwschlitt.com

Discografia de John Schlitt:

No Head East:

- Flat As A Pancake – 1975

- Get Yourself Up – 1976

- Gettin´Luck – 1977

- Head East – 1978

- A Different Kind Of Crazy – 1979

 

No Petra:

- Back To The Street – 1986

- This Means War – 1987

- On Fire – 1988

- Petra Praise – The Rock Cries Out – 1989

- Beyond Belief – 1990

- Unseen Power – 1991

- Petra En Alabanza – 1992

- Wake Up Call – 1993

- No Doubt – 1995

- Petra Praise 2 – 1997

- God Fixation – 1998

- Double Take – 2000

- Revival – 2001

- Jekyll & Hide – 2003

- Petra Farewell (live) – 2005

- Back To The Rock – 2010

 

Carreira Solo:

- Shake – 1995

- Unfit For Swine – 1996

- The Grafting – 2008

DAT :D

Share

Bera

Sou um grande fã de música em especial Hard Rock, Metal, Rock Progressivo e Jesus Music. Um simples ser na jornada da vida, sempre procurando fazer a vontade de meu Pai Celestial!! ROCK OF AGES!!! \o/

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>