Megafone! Jesus Music (anos 70)

 

A história da Jesus Music! (CCM)

Contemporary Christian Music – PARTE II

Anos 70

Os anos 70 mostraram que o Movimento de Jesus teve uma grande repercussão num mundo contagiado com a versão imposta pela cultura dos hippies, a era do paz e amor e de sexo, drogas e rock and roll. Neste contexto um tanto depravado mas musicalmente cultural que bandas do movimento de Jesus iniciaram trabalhos musicais voltados a musica contemporânea, no intuito de espalharem a mensagem do evangelho e expandir diferentes estilos e culturas como forma lícita e estratégica de evangelismo. Tamanha resistência foi manifesta pelas igrejas católicas e protestantes que ao invés de apoiarem seus irmãos em Cristo, adotavam tratamentos indiferentes e inúteis ataques a tais bandas e artistas, muitos chegavam a serem associados a falsos profetas dentro das igrejas devido a tocarem estilos contemporâneos, o que se propagava com mais influência no rock que se encontrava num estado de rebeldia ao mesmo tempo associado a drogas e sexo, com a postura um tanto incorreta de artistas da música secular. Os Pastores Chuck Smith e Loonie Freesbe nos anos 70 promoveram eventos ligados à música, concertos de rock, de blues, batismos e sermões com clareza e amor, chamando assim de um grande evento ligado ao Templo Calvary Chapel, a Jesus People USA, que num grande dia da década de 70 muitos hippies iludidos com as drogas, roqueiros, clubers e muitos perdidos entregaram a vida para Jesus Cristo batizando-se nas praias da Califórnia, tal movimento causou impacto até na mídia com destaque intenso para a revista TIMES. A doutrina instituída da dupla era simples e totalmente bíblica: 1) Chamar as pessoas do que jeito que se encontravam sem pré-requisitos para salvação; 2) Seguir uma posição Calvinista, vista de todos os homens como pecadores, mas sustentando que através de Jesus Cristo, a salvação torna-se possível); 3) Apoiar irrestritamente a música contemporânea, abrindo portas para eventos de música cristã e concertos que chegariam mais fáceis a cena da contra-cultura da época.

Norman, Rez, Petra e muitos outros…

Num já consagrado e númeroso aparecimento de bandas e artistas do fim dos anos 60 e começo dos anos 70, a Jesus Music tornou-se uma alternativa de estilos contemporâneos da época afim de abordarem a temática cristã (sem predestinação de sucesso e fama), e sem alavancar pro lado do fanatismo e da religiosidade alienada. O cristão Larry Norman surgiu no fim dos anos 60, como um cantor e compositor de alto nível e talento promissor a fama, não a menos com uma simplicidade e coerência na palavra de Deus, canções como “Why Don´t You Look Into Jesus?”, “”I Wish We’d All Been Ready” e “Ha Ha World” tratavam de assuntos ligados a vida, problemas sociais que elevavam ao ouvinte voltar-se pra Deus e a importância de sua palavra. Em meados de 74 duas fortes bandas americanas deram um pontapé inicial para a Jesus Music em relação ao hard rock, Rez (Resurrection Band) e Petra. Já existiam alguns grupos de hard cristão, mas essas duas foram as mais “queridas” a introduzirem o rock and roll de uma maneira bem explicita e compromissória com a palavra de Deus, organizando eventos ministeriais, e participantes de alguns eventos de Smith e Freesbe. Sofreram também preconceitos do lado cristão por tocarem rock de uma forma mais alta, onde a importância de seus perseguidores não viabilizava se estavam ou não contribuindo pra obra de Deus, mas que a música que tocavam julgavam de maligna e já consagrada ao demônio (na visão de conservadorismo musical religioso). A resposta vinha aos poucos, com as conversões de jovens e entregas para Cristo influenciado pelas letras de suas músicas. Muitos outros grupos surgiram em demasia ligados ou não ao movimento da Jesus Music, e todos tiveram uma certa importância em variar estilos. Assim como Rez e Petra, nos anos 70 surgiram Servant, Barnabas, Jerusalem, que se agregaram ao mesmo estilo. Daniel Amos, David And The Giants, Sweet Comfort Band, Degarmo & Key, Solid Rock, Darrell Mansfield, After The Fire surgiram no finzinho dos anos 70 com um rock de arena, mesclando hard rock, blues, pop e rock progressivo. Renomados artistas do fim dos anos 60 gravaram grandes clássicos para a música cristã nos anos 70, entre eles Randy Stonehill, Phil Keaggy, Mylon La Fevre, Chuck Girard, sendo eles artistas de rock, folk e blues. Surgiram muitos grupos bons mas que não tinham uma carreira ou incentivo a mais de prosseguirem, como His, The Sheep, The Mighty Flyers, Ark, Agape, Wilson Mickinley, sendo assim “extintos” nos anos 70. Do lado pop, Amy Grant surgiu em meados de 77, com grande influência de grupos citados acima, sendo assim uma das cantoras de melhor talento e respaldo dos anos 80, tanto no lado cristão e sendo  muito respeitada no lado secular.

Rock gospel no Brasil, mas nos anos 70?

É claro que a Jesus Music era algo internacional mais difundido nos arredores dos EUA, ganhando músicos e bandas da Europa que corriam por fora, embora em quase todo canto do mundo já existisse cristão fazendo música. Mas era “improvável” que a música cristã contemporânea chegasse ao Brasil, embora existisse a Jovem Guarda como forma da contra-cultura no país (porém sua visão fugisse muito do conceito bíblico). Mas em 1970 surge o grupo Êxodos, sendo a primeira banda cristã de Rock no Brasil, formada por adolescentes da igreja Batista, causando uma grande polêmica no mundo evangélico da época, que até virou matéria na revista VEJA. Provocou muita polêmica no Brasil com seu ritmo de rock, roupas extravagantes e cabelos compridos, mas atraiu muitos jovens com suas canções que anunciavam uma nova vida em Jesus, numa época em que vigorava a repressão e a censura. Trinta anos depois é lançado um CD com treze músicas compostas entre os anos de 1970 e 1977, entre elas a conhecida “Galhos Secos”. Foi considerada por grupos de pesquisadores a primeira banda de rock evangélico do Brasil.

 

Share

Bera

Sou um grande fã de música em especial Hard Rock, Metal, Rock Progressivo e Jesus Music. Um simples ser na jornada da vida, sempre procurando fazer a vontade de meu Pai Celestial!! ROCK OF AGES!!! \o/

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *