Megafone! Jesus Music!

A história da Jesus Music (CCM) – Contemporary Christian Music – PARTE I

A paz galera,

Segue a Parte I sobre a história da Jesus Music (CCM) em sua origem nos anos 60, a segunda parte será abordado grupos dos anos 70 e os frutos do movimento da Jesus People USA e Calvary Chapel.

A Jesus Music começou principalmente em centros de população dos Estados Unidos, onde foi ganhando força no Sul da Califórnia (especialmente Costa Mesa e Hollywood), San Francisco, Seattle, Chicago em torno de 1969-1970. Um grande número de hippies e músicos de rua começaram a se converter ao nascer de novo para Cristo. O número dessas conversões, especialmente no sul da Califórnia, foi em grande parte devido à divulgação de Lonnie Frisbee e Pastor Chuck Smith da Calvary Chapel em Costa Mesa. No rescaldo de tais conversões, estes músicos continuaram tocando os mesmos estilos de música que eles estavam tocando antes da sua conversão, embora agora infundido suas letras com uma mensagem cristã. A maioria dessas bandas que iniciaram o movimento, sempre que solicitado, não levavam muito em conta o dinheiro, mas poderia ser recolhido um valor por um chapéu ou uma cesta, conhecido como uma oferta de amor. Artistas e bandas da Jesus Music compartilhavam sua fé recém-descoberta em incentivarem os ouvintes a entregar suas vidas a Jesus Cristo. Das muitas bandas e artistas que saíram deste período, alguns se tornaram líderes dentro do movimento. Entre eles Larry Norman, Barry McGuire, Love Song, Second Chapter Of Acts, Randy Stonehill, Randy Matthews, All Saved Freak Band, Wilson Mickinley, Mind Garage. Durante meados dos anos 70, Keith Green, Azitis, Ágape, Petra, Resurrection Band (Rez) e muitos outros aderidos ou não ao movimento.

Embora sua origem real tenha acontecido nos EUA, é preciso fazer justiça a Europa e principalmente a Grã-Bretanha em meados dos anos 60, onde muitos grupos de Folk/Rythim Blues/Rockabillity surgiram usando os estilos fortes do rock inglês em favor do evangelho de Cristo, entre eles citamos bandas que raramente se ouviram falar e que gravaram seus LP´S ou LP em selos menores que independentes! Bandas como The Witnesses, The Joystrings, The Pebbles, A Man Dies entre 64 a 69, estes numa linha similar aos Beatles. The Liverpool Raiders, The Concords e Guitar Ensemble não fugiram da linha conforme os citados, porém foram grupos mais conceituados aos louvores tradicionais com uma base rítmica aos estilos contemporâneos enfatizados a corais e vozes.

Elvis e Sister Rosetta Tharpe!

Elvis Presley americano de Memphis nascido em 08 de janeiro de 1935, influenciou toda importância e originalidade do rock através de suas canções, considerado o Rei do Rock. Controvérsias e fatos do mundanismo a parte deste artista, poucos sabem que Elvis dedicou uma parte de sua carreira ao cristianismo, mais propriamente a música Gospel ouvida na 1ª Igreja Evangélica Assembléia de Deus da sua cidade. Álbuns como Peace In The Valley, Elvis Christmas Álbum e He Touched Me demonstraram letras de adoração e fé em Deus, alguns grupos da Jesus Music e muitos dos grupos seculares foram diretamente influenciados por suas canções.

Rosetta Tharpe que ganhou o nome artístico de Sister Rosetta Tharpe, nasceu em 20 de março de 1915, foi uma cantora, compositora e guitarrista de música gospel, teve grande popularidade na década de 30 e 40 com uma mistura única de letras gospel e acompanhamento de rock and roll antigo e blues da raça negra incorporado ao mesmo. Registro de discografia é um tanto complicado de se achar, mas seu maior hit foi o Gospel Train de 1956, canções como “This Train”, “Nobody Fault´s Be Mine”, “Sit Down” demonstravam grande talento e intelecto musical da cantora, além da fé e do compromisso com Deus. Casou-se com o Pastor Thomas Tharpe da Igreja de Deus em Cristo, e faleceu em 1973 vítima de um segundo derrame cerebral. Influenciou diretamente artistas como Elvis, Little Richard e Jerry Lee Lewis. Em 2007, Alison Krauss e Robert Plant gravaram um dueto da música “Sister Rosetta Goes Before Us”, escrita por Sam Phillips. Phillips lançou sua versão para a música em 2008 no seu álbum Don’t Do Anything.

Fonte de auxílio e informações: Wikipedia

Share

Bera

Sou um grande fã de música em especial Hard Rock, Metal, Rock Progressivo e Jesus Music. Um simples ser na jornada da vida, sempre procurando fazer a vontade de meu Pai Celestial!! ROCK OF AGES!!! \o/

You may also like...

2 Responses

  1. Guime disse:

    Muito bom Carlão!!! EU mesmo nem conhecia tudo isso sobre a Jesus Music!
    Estou ansioso pela proxima parte!!!!
    DTA meu amigo!

  2. Bera disse:

    Vlw Gui, agradeço o apoio irmão… Vc pode conhecer alguns dos artistas/bandas citados acima acessando http://www.myoldsongs.com todos os dias das 21 as 23.

    A propósito mto legal o SEEDCAST hein cara, Kesedão, Tanga e toda galera na área, mto bom, parabéns e q DEUS abençoe vcs todos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *