DevocioNOW: I João – Vida de Luz e Vida no Escuro

Olá olá!

Continuando nossa série de estudos sobre 1 João, logo após João fazer sua introdução (leia o último post), ele faz sua primeira afirmação espiritual: Deus é Luz e não há nele nenhuma escuridão.

Nos versos 5 a 10, João estabelece verdadeira polaridade na vida espiritual. Ele fala sobre andarmos nas trevas ou andarmos na Luz, nos dá essa opção, ou seja, temos escolha. Cada escolha possui sua consequência – o que anda na escuridão não enxerga nada, está se enganando; quem anda na Luz, como Deus está na Luz tem a purificação de sues pecados.

Desse trecho duas coisas me chamam a atenção: Primeiro, muita gente está andando no escuro, e por não enxergar nada, não percebe sua condição. Conheço muita gente que acha que está seguindo a Jesus, porém tem práticas espirituais e de vida totalmente contraria àquilo que a Biblia nos ensina. É o que chamamos “cegueira espiritual”. Jesus fala disso sobre os Fariseus em Mateus 15. Pedro faz discurso muito parecido com o de joão em II Pedro 1:9.

A segunda coisa, e muito mais importante, é o andar na Luz! João nos ensina que andando na Luz temos comunhão uns com os outros, e o SANGUE DE JESUS nos PURIFICA de TODO PECADO. Andar na Luz significa estar em Comunhão com Cristo, e com a Igreja. Andar na Luz significa que temos Cristo ao nosso lado. Ele é a Luz (Lc 2:32, Jo 3:19). O sangfue de Cristo é o fator determinante de uma vida na Luz!

É interessante que no verso 8, João diz que mesmo andando na luz, nós vamos pecar. E se pensamos que não pecamos somos mentirosos. Mas Jõao também nos diz que toda vez que confessarmos o pecado, Ele é Fiel e Justo para nso purificar.

Isso significa que quando escolhemos andar na Luz não nos tormamos super-homens e super-mulheres. Deus sabe que quando o escolhemos ainda vamos pecar muitas vezes, e através de joão, Ele quis nos deixar claro que o Sangue de Cristo irá nos perdoar quantas vezes forem necessárias. O Sangue de Cristo percorre uma distância maior que o abismo que o pecado cria entre nós e Deus. Ele constrói pontes infinitas!

Andar na Luz é comunhão. O pecado  interrompe a comunhão, mas nunca o relacionamento! Deus nos ama como somos e continua nos amando. Como diz Paulo, onde abundou o pecado, superabundou a graça (Rm 5:20)

Claro que o principe da escuridão, nosso inimigo, não está contente com todo esse amor e essa graça. Ele não quer nos ver perto de Cristo e em comunhão com os irmãos, pois isso tornará sempre a tarefa dele mais difícil. Por isso, sempre Deus vai nos perdoar, mas o inimigo vai tentar nos fazer sentir mal e culpados. Vai nos acusar.

Mas não se preocupe!!! Contra toda a acusação já temos advogado. E esse é o tema de nosso proximo estudo.

Deus vos abençoe!

Share

Guime

Guime é um cara simples. Advogado de formação, concurseiro de profissão, parceiro no PK por opção e servo de Deus por vocação

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *