DevocioNOW: O gozo pelo Espírito Santo !

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei” – Gálatas 5:22-23.

alegriaO segundo “gomo” deste fruto (do Espírito) é denominado “gozo”, e falaremos dele, todavia, não sem antes falar do por que ser “fruto” e não “frutos” do Espírito.

Buscando resposta na Palavra encontramos em 1 Coríntios 12:11 que diz: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”. Vamos atentar para os termos “mas UM só” e “o mesmo Espírito” opera TODAS estas coisas; que no texto em questão trata-se da manifestação dos DONS. Ainda encontramos em Efésios 4:4 “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação”. Novamente os termos que nos chama atenção é “Há UM só corpo e UM só Espírito”. Assim, a manifestação do Espírito na vida do cristão é evidenciada “em” ou “de” várias formas e maneiras, ou seja, no “amor” para com Deus e o próximo; no “gozo” por ter sua filiação celestial e divina; pela “paz” que se torna o árbitro em seu coração; pela “longanimidade” diante das intempéries da vida; pela “benignidade” evidenciada mesmo vivendo num mundo mal que jaz no maligno; pela decisão pessoal de marcar as pessoas com “bondade” mesmo que isto custe o negar-se a si mesmo; pela “fé” não fingida que se torna a certeza do que se espera e a convicção de fatos que ainda não se viu; ser “manso”, ou seja, apaziguador diante dos confrontos diariamente enfrentado e por último, possuir temperança dando sabor a si mesmo e a vida daqueles que nos rodeiam. Amém !

Após o amor segue-se o GOZO; no original grego “chara” ou “charis” traduzido em português por “graça”. É a qualidade de vida que é marcada pela graciosidade e pela bondade, caracterizada pela boa vontade, generosa nas dádivas aos outros, resultante de um senso de bem-estar, sobretudo de bem-estar espiritual, por causa de uma correta e estreita relação com Deus. É o regozijo do Espírito Santo permeando a vida do indivíduo.

O sujeito que se encontra em gozo do Espírito possui uma alegria interior que envolve pensamentos ligados a Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, portanto, sua mente é uma usina que a todo tempo forja novos cânticos, louvores e enlevo espiritual. Ações de graça são manifestos a todo o momento por mínimo que seja os benefícios recebidos do Senhor.

Deus não aprecia a dúvida e o desânimo e isso fica bem claro na Palavra quando Ele instrui que o cristão não deve coxear entre dois pensamentos e igualmente deve cultivar o bom ânimo, mesmo diante das (infalíveis) aflições. É comum o salmista exortar que devemos regozijar sempre no Senhor. Sempre ! O apóstolo Paulo, homem cheio do poder do Espírito vai repetir fielmente tais palavra em Filipenses 4:4.

Portanto, a alegria cristão não é mera emoção artificial que nos faz mostrar os dentes como se estivéssemos alheio a tudo que nos acontece. Antes, é uma ação do Espírito de Deus no espírito humano, para que este venha a conhecer e reconhecer que Deus está no Seu trono e que tudo está sob Seu absoluto controle. Essa alegria ou gozo é a fonte de inspiração para encontrarmos esperança em nosso viver e coragem em nossa caminhada.

É a confiança em Deus e a satisfação de estarmos vivos em Cristo Jesus.

Talvez o problema seja que muitos se esquecem que JÁ estão em Jesus e portanto, deixam de se deliciar com este gozo que só o Senhor pode dar e somente aos filhos.

“Há alegria em servirmos a Jesus,
Caminhando eu em minha jornada,
Alegria que preencha o coração de louvores,
A cada hora do dia”.

“Há alegria em servirmos a Jesus,
Alegria que triunfa sobre a dor;
Enche minha alma de música celeste,
Até que me una ao alegre estribilho.”

“Há alegria em servirmos a Jesus,
Alegria em meio à mais negra noite,
Pois tenho aprendido o grande segredo,
E estou andando em plena luz”

(Oswald J. Smith)

por Vilson Ferro Martins
originalmente publicado em http://www.vozdotrono.com.br
Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *