DevocioNOW: O fruto do Espírito É longanimidade !

“Mas o fruto do Espírito é: …LONGANIMIDADE… Contra estas coisas não há lei” – Gálatas 5:22-23.

impacienciaMais uma afirmativa incontestável do que o fruto do Espírito “É” – Longanimidade !

A longanimidade traduz o ser “longo de ânimo”, pois Deus é “longo de ânimo” para com todos os homens.

Vamos observar os originais da palavra para que possamos ter nossa compreensão mais aprofundada a respeito deste “gomo” do Espírito Santo.

A expressão no hebraico é ” ‘erek ‘appayim”, significando “lento em irar-se”. Literalmente , essa expressão significa “comprido de nariz” ou “comprido de rosto”, e está associada à idéia de irar-se com dificuldade (talvez devido ao fato de que é no rosto que a pessoa mostra suas emoções fortes, pelo que a fisionomia seria indicadora dessas emoções). Ou então, conforme outros têm sugerido, o nariz é um indicador da ira, visto que a pessoa respira forte, e até mesmo resfolega, quando excitada pela ira. Seja como for, a longanimidade é um atributo divino, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, sendo uma expressão do famoso amor de Deus. A longanimidade divina é evidenciada através de textos como: Êxodo 34:6 – Números 14:18 – Salmos 86:15 – Jeremias 15:5.

Já no Novo Testamento temos o vocábulo “makrothumia” que vem de “mákros” = grande e “thumia” = emoção. Ou seja, “longo de mente” – “longo de emoção” – “longo de alma”.

O contrário seria “curto de mente” ou seja “impaciente” – iracundo – rixoso – perturbado – rabugento.

Essa palavra grega aponta para a grande paciência, para a grande tolerância, para a persistência em NÃO se deixar arrebatar pelas emoções fortes.

A longanimidade – que é uma qualidade atribuída a Deus – significa que Ele tolera pacientemente todas as iniqüidades do homem, não se deixando arrebatar por explosões de ira e furor, o que só poderia significar a destruição do homem. Nisso se manifesta o amor de Deus, como também Sua bondade e gentileza. Os homens praticam males, todavia, Deus se mostra longanimo ante de tais males, aplicando Sua misericórdia até que haja arrependimento.

Quando praticamos a impaciência seguramente nos sobrevém pesar no coração, exatamente porque estamos de certa forma negando a pessoa de Cristo habitando em nós.

Portanto, do cristão se espera a mesma longanimidade em suas relações para com outros homens, do mesmo modo como Deus tem agido conosco. Ser longanimo é reconhecer que Deus o é – em nós e por nós ! Em não havendo longanimidade evidencia-se que o fruto do Espírito – pelo menos neste aspecto – ainda não está presente. Por outro lado é importante observar que para nos sairmos aprovados como longanimos seremos fatalmente confrontados em muitas ocasiões; aliás, está aí o trânsito (para quem dirige) para comprovar o que digo.

Todavia, não devemos nos esquecer de que o fruto do Espírito – “É” – longanimidade ! Aleluia !

*Importante a leitura de Lucas 6:20-46.

“A longanimidade é a paciência que nos permite subjugar a ira e o senso de contenda, tolerando as injúrias”.
Matthew Henry

por Vilson Ferro Martins
originalmente publicado em http://www.vozdotrono.com.br
Share

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *