DevocioNOW: Cada árvore em seu bom lugar

Olá meu querido ou querida, como têm passado?

Hoje quero refletir com você a respeito de Eclesiastes 11. O livro de Eclesiastes é um dos escritos pelo Rei Salomão, no auge de sua sabedoria, e tem sempre ótimas passagens a nos ensinar.

Na igreja onde congrego, este capítulo é muito utilizado na hora dos dízimos e ofertas. Além disto, me recordo de uma vez ter pregado sobre ele com um enfoque mais evangelístico. E hoje quero falar sobre ele de uma forma um pouco mais cotidiana.

A partir do versículo 3, temos uma série de ensinamentos de extrema relevancia para nosso dia-a-dia. Salomão utiliza conhecimentos de agricultura para nos ensinar que nunca devemos desistir daquilo que estamos fazendo, pois não sabemos que resultados virão no final.

Aqui nós temos uma promessa escondida. Eu gosto muito das promessas de Deus, de quando Ele diz que vai cuidar da gente. Você tem visto isso em tudo que eu escrevo. Mas eu gosto das promessas pois elas mostram o amor de Deus e de Jesus de maneira incondicional, como se Ele dissesse aos nossos ouvidos que tudo ficará bem. Você não gosta de saber disso também?untitled

Pois bem, eu disse que a promessa está escondida. Você consegue advinhar onde? No versículo  6 temos o seguinte: “Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.”.

Ora, como eu disse, Salomão nos ensina a nunca desistir, trabalhar de dia, trabalhar de tarde, sempre buscar a semente que irá prosperar. E Salomão era pelo que me consta, uma pessoa íntima de Deus, e sabia o que estava dizendo. E note o resultado: “não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas”.

Veja que plantamos a semente da manhã e a semente da tarde. As possibilidades são de que a da manhã seja boa, ou a da tarde seja boa, ou as duas sejam boas. Não há a possibilidade de que nenhuma delas seja boa.

Olhe que bela coisa! Nunca haverá resultado perdido. Algum retorno sempre existirá. Por isso, se você tem buscado algo em Deus, tem lutado por alguma coisa, seja um emprego, um namoro, uma faculdade, a conversão de algum ente querido, e assim por diante, saiba que você deve continuar plantando, pois sempre haverá semente brotando! Se dedique a isto em oração e busca espiritual.

arvoreTambém não deixe de falar e de agir, fazendo a sua parte, pois como diz o verso 4, quem só olha e nada faz, nunca terá frutos.

Não se preocupe com o tempo, se será de bonaza ou de tempestade, pois tudo pertence ao Senhor. Onde as árvores cairem, ali ficarão, exatamente onde Deus planejou ou permitiu que elas estivessem. Cada árvore ficara em seu bom lugar.

E fazendo um gancho com as palavras de Jesus, seja uma videira que dá frutos. Salomão nos deu a dica!

Fique bem amado(a). (E comente!)

Deus abençoe.

 
 
 

 

Share

Guime

Guime é um cara simples. Advogado de formação, concurseiro de profissão, parceiro no PK por opção e servo de Deus por vocação

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *