DevocioNOW: O Deus Amigo ou o Deus Terrível?

Boa noite, Keves e visitantes!
Bem, esta é minha primeira contribuição aos devocionais do Projeto-K, e espero ser bem-vindo! Vocês me conhecem né, eu começo tímido e acanhado e algumas postagens depois já chego abrindo a geladeira =P

Ok, como eu sempre tenho aconselhado nossos jovens, gosto de ler a Bíblia fazendo pequenas anotações num papel à parte, e foi assim que me inspirei para esta reflexão a seguir: O Deus amigo da sarça-ardente, ou o Deus terrível da montanha de fogo?

A Criação de Adão, de Michelângelo

A Criação de Adão, de Michelângelo

Vamos fazer uma leitura rápida de Êxodo 3:2,4:

“Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, não era consumida pelo fogo. […] O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça, Deus o chamou: Moisés, Moisés”

Quando leio esta passagem, tento de todas as formas imaginar aquela situação, tentar pensar em como Moisés deve ter-se sentido quando o Deus Todo-Poderoso apareceu a ele num pequeno arbusto em chamas, no silêncio do deserto.

Inevitavelmente, lembro-me do filme O Príncipe do Egito, cuja interpretação desta passagem foi muito bonita: Tons azulados bruxuleantes nas paredes do monte, uma névoa suave e calma em volta, e a sarça queimando muito silenciosa. E deste silêncio sagrado, saía um sussurro como uma leve brisa silenciosa: Moisés… Moisés.

Prince of Egypt

Eu imagino que o primeiro encontro de Deus com seu melhor amigo, foi assim. Suave, precioso. Como os encontros que Ele anseia ter conosco.

Então, continuando minha leitura do Êxodo, cheguei no capítulo 19 (Ex 19:16, 18):

“Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo. […] O monte Sinai estava coberto de fumaça, pois o Senhor tinha descido sobre ele em chamas de fogo. Dele subia fumaça como que de uma fornalha; todo o monte tremia violentamente, e o som da trombeta era cada vez mais forte”

Este foi o segundo encontro “pessoal” entre Deus e Moisés. Quando li, achei muito curioso: porque o primeiro encontro foi tão íntimo e suave, quando o segundo foi uma amostra assombrosa do poderio e majestade do Senhor dos Exércitos? O Senhor Deus, que libertou seu povo dos chicotes e castigos dos egípcios, apareceu em Glória e Majestade, invencível, grandioso, absolutamente lindo e terrível: O Grande Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que lançou os fundamentos da Terra, ali cobrindo um monte com fogo, trovões e fumaça.

Fogo consumidorE ainda diz: “Que ninguém encoste no Monte do Senhor (monte Sinai), senão O Senhor os fulminará” (Ex 19:24)

Antes, Moisés falou com Deus sussurrando, descalço em sua companhia. Agora, o mesmo Deus falava em alta voz no topo de uma montanha. O que será que mudou? Onde está aquele Deus bom e camarada, que sussurrava palavras de conforto?

Ao pensar um pouco mais no assunto, você vai reparar que desta vez, toda a comunidade de Israel estava diante do monte, esperando Deus falar com Moisés. E vai descobrir que essa comunidade, até um mês antes era escrava, influenciada pelos deuses e costumes egípcios, agora “órfã” e necessitando de uma demonstração de poder e soberania de um Deus Pai. Eles precisavam ter esta imagem chocante gravada para que soubessem quem o Deus deles é.

Ok, eis a resposta, matamos a charada. Mas só isso?
HÁ! Não!

Esta passagem pode-nos dar outra lição. Podemos fazer este paralelo à nossa vida cristã. Como está sua vida? Na maioria das vezes, você está tão cheio de pecado e envergonhado que encontra-se com o Deus severo da montanha, ou está tranquilo e em santidade, encontrando-se com o Deus amigo da sarça ardente?

Estamos acostumados a recorrer a Deus somente por obrigação: para pedir ajuda, pedir perdão ou quando há algo terrívelmente errado.
Precisamos aprender que Deus não quer ouvir de nós apenas quando pecamos e precisamos de ajuda, mas também quando estamos felizes, quando estamos de bem, Ele também quer puxar-nos de lado para bater um papo.

Imagino Ele, que nos acompanha todo dia, dar um cutucão e dizer: “Ei, filho, vem cá… vamos pensar um pouco nessa passagem da Bíblia que Eu acabei de lembrar? Vamos trocar uma idéia, diga-me porque você está tão feliz hoje! É por causa daquela promoção que saiu no trabalho? Ou por que aquela garota da faculdade te deu atenção de novo?”

Este é o Deus da sarça ardente, que gostaria de ter um relacionamento íntimo e amigável com você; Quando você pode entrar na presença Dele sem culpa, e desfrutar do Seu amor na tranquilidade.

Reflita sobre isto! Se, quando busca a Deus, você tem a impressão de que Ele geralmente está na montanha de fogo, será que não há algo de errado?

(Curiosidade: clique aqui para assistir a cena da sarça ardente. E clique aqui para assistir a mesma cena no hebraico, língua provavelmente falada por Moisés)

DVA!

Share

You may also like...

2 Responses

  1. Sandra Melo disse:

    Como é bom ver jovens que amam a Deus de todo o seu coração. Parabéns DVD .

  2. Guime disse:

    Isso que o Dvd trouxe para nós é bem interessante. Geralmente nós não queremos nos confrontar com Deus por que achamos que Ele irá nos confrontar, mas na verdade é um sentimento de culpa nos remoendo. Não se trata do que Deus irá fazer, mas do que nós supomos que Ele faria. E isso acaba nos distanciando.
    É dificil para muita gente compreender Deus como Ele interagia com a humanidade no velho testamento, mas o fato é que hoje Ele tem uma interação totalmente diferente, na qual não há nenhum tipo de ameaça como a do texto citado pelo Dvd. Mesmo quando estamos cobertos de culpa e vergonha, Ele sempre é aquela brisa suave…
    Parabens Davizão.
    E eu estava com acesso limitado, por isto não comentei antes.
    Abraços a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *